sexta-feira, 22 de abril de 2011

Desenvolvimento x infraestrutura

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012,encaminhado pelo governo federal na semana passada para o Congresso, estipula um salário mínimo de R$ 616,34,o que corresponde a um reajuste de 13,09 %.O governo também estima um crescimento de 5,5% referente ao PIB.Já a inflação medida pelo IPCA deve ser de 4,5%,sendo a mesma taxa esperada para 2013 e 2014.O que isto significa?Desenvolvimento econômico.Uau!O problema é que,embora haja planejamento no tocante a esses números,o governo não investe em estrutura,ou seja,não há um suporte para as consequências desse "desenvolvimento".
O que significa na prática?Ora,se o governo divulga a queda nos níveis de desemprego,se o salário mínimo sobe (claro que acompanhado pela inflação,o que não representa,literalmente, um aumento real),se há cada vez mais linhas de créditos disponibilizadas,seja em bancos,lojas que parcelam em 10,15 vezes,enfim,é óbvio que o consumo cresce,inclusive em relação a compra de veículos e viagens aéreas.Para a economia,ótimo!Mas de que adianta comprar carro com as estradas que temos?Nos últimos anos a frota de veículos triplicou,e as estradas são as mesmas,aliás,"as mesmas",só que deterioradas pelo tempo e uso contínuo.Péssimas condições de estradas,e a insuficiência das mesmas com base no crescimento de fluxo,resulta em congestionamentos,sem contar na influência desses fatores em relação aos acidentes.
Anos atrás,viajar de avião era para poucos..luxo..Hodiernamente?!A preferência pelo transporte aéreo com base em algumas facilidades,concomitantemente com os fatores econômicos anteriormente mencionados,transforma o que antes era para uma parcela ínfima da população, algo popular,nem tão incomum assim.O que tem contribuído para isso,talvez de forma mais significativa, é a possibilidade do parcelamento das viagens,afinal,se o nível de desemprego cai,há um aquecimento na economia.Lógico!E o que o governo faz nesse sentido?!Quase nada!Resultado:aeroportos lotados,atraso nos voos,passageiros mal informados,"perdidos" dentro dos aeroportos, devido aos péssimos atendimentos prestados pelas companhias aéreas(sem generalizar,claro),enfim..um legítimo pandemônio..
E agora,em 2014,a Copa do Mundo.Numa perspectiva otimista,dos 9 aeroportos que estão sendo construídos/reformados,um ficará pronto.Sim,eu disse numa perspectiva otimista.Os outros?!Atraso nas obras,seja em função da mão de obra,ou por empecilhos burocráticos,como possíveis licitações "encomendadas",que esbarram na fiscalização do Tribunal de Contas.
Em suma,o desenvolvimento econômico,sem o devido planejamento,sem a devida infraestrutura no tocante aos serviços básicos,como o transporte,não é eficaz.Ao contrário.Desenvolvimento é quanto todos podem usufruir,quando beneficia a todos,ao invés de os colocar em situações desgastantes,constrangedoras..Não basta só querer aumento salarial,é necessário lutar por melhorias de uma forma geral,caso contrário,não acho cabível falarmos em desenvolvimento.
Frau!

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