domingo, 10 de junho de 2012

Visita à Vinícola Chandon


Nesta última sexta-feira, dia 08 de junho, tive não somente a oportunidade, mas o privilégio de visitar e fazer um curso de degustação em uma grande vinícola aqui da Serra Gaúcha, a Vinícola Chandon.

A Vinícola Chandon integra o Grupo Moët Hennessy - Maison Moët & Chandon. Instalada no Brasil desde 1973, detectou no Município de Garibaldi um grande potencial vitícola, trazendo consigo seus princípios internacionais, que na prática traduzem-se pela qualidade em detrimento da quantidade.

Na ocasião, fomos recepcionados pela atenciosa equipe Chandon, bem como a enóloga da Vinícola, Daniela Chesini, a qual nos conduziu pelo local e nos proporcionou um curso agradável, através de um ambiente descontraído e enriquecedor do ponto de vista técnico, no que se refere a elaboração de espumantes.

Após degustarmos um espumante em processo de elaboração, diretamente do tanque, retornamos à sala, para iniciarmos a tão prazerosa degustação dos espumantes da linha Chandon.

O primeiro da noite foi o Chandon Resérve Brut, de coloração amarelho palha, puxando para um esverdeado, com borbulhas finas e persistentes. Quanto ao aroma, apresenta características florais (flores brancas) e frutadas (citrícos, maçã e um toque de abacaxi). Na boca, acidez equilibrada e contínua, com sensação de redondeza e frescor. Excelente combinação com peixes grelhados, frutos do mar, saladas de verão e sushi.

Seguimos com o Chandon Brut Rosé, elaborado com uvas Riesling Itálico (40%), Chardonnay (20%) e Pinot Noir (40%, sendo que 15% vinificada em tinto, responsável pela coloração rosé). Sua coloração seduz pela reluzante e delicada coloração rosada, lembrando a goiaba. Borbulhas finas, ativas e numerosas, formando um colarinho persistente na taça. Aroma lembra frutas vermelhas, como o morango, amora, cereja e acerola. Paladar extremamente equilibrado: ataque com refrescância, seguido imediatamente da sensação aveludada de grande maciez. Harmoniza com saladas diversas, carpaccios, patês, carnes de aves, peixes crus ou grelhados, como o salamão ou o atum, queijos neutros e sobremesas não muito doces.

Após, foi a vez do Excellence Cuveé Prestige, elaborado com uvas Chardonnay (35%) e Pinot Noir (65%). Coloração verde amarela, com reflexos dourados, por sua espuma abundante e persistente, com formação de um amplo colar no contorno da taça. Borbulhas finas, ativas e numerosas. Aroma lembra frutas como ameixa preta, cítricos maduras, além de aromas terciários (de envelhecimento). O paladar inicia com um franco ataque de acidez e continua com um equilíbrio harmonioso, graças a maciez oriunda das uvas maduras, acentuada pela cremosidade e levedura e a percepção das sensações de volume, corpo e amplidão do Pinot Noir.

Passamos para o Chandon Riche Demi-Sec, com coloração verde amarela dourada, espuma abundante e formação de um colarinho bem definido, com borbulhas finas e numerosas. O aroma lembra doce de laranja, frutas secas, como uvas passa, figo e damasco com toques de mel. No paladar, após um ataque de acidez, cremosidade, oriunda da maciez conferida pelo vinho base, revelando a harmonia a complexidade deste sutil equilíbrio. Ideal para acompanhar sobremesas, tortas, bolos, sorvete de creme, peixes servidos com molhos mais ricos em manteiga e com molho branco.

Finalizamos com o Chandon Passion, elaborado com uvas Pinot Noir (10% vinificada em tinto), Malvasia Bianca, Moscato Canelli e Malvasia da Cândia (ambas 30% cada). Espumante meio-doce, que ao olho parece um delicado blush rosado, lembrando pele de pêssego. Efervescência generosa, com espuma abundante, formando um colarinho bem definido, com borbulhas finas, ativas e numerosas. Os aromas frutados lembram maracujá, pêssego, lichia e jambo, com toque florais de rosas. Na boca, após um ataque de acidez, a maciez do vinho base revela a harmonia e complexidade, com um final intenso de frutas tropicais. Harmoniza com salmão, sobremesas e caldas de frutas tropicais.

Foi realmente um noite prazerosa, onde pudemos comprovar a qualidade dos produtos Chandon.

Indico à todos uma visita à esta Maravilhosa Vinícola. Mais informações pelo site:
www.chandon.com.br

Saúde!

Frau



Nenhum comentário:

Postar um comentário